IX Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos

Inscrição

A inscrição dos trabalhos deverá ser feita pelo docente orientador, via formulário eletrônico disponibilizado na página do evento.

O formulário será composto por:

Título (até 500 caracteres)

Categoria: a ser indicada pelo professor

Autores: alunos e docentes

Instituição(ões) de vínculo

E-mail do professor responsável

Resumo: deverá ser composto de, no máximo, 300 palavras. Serão submetidos eletronicamente, via preenchimento de um formulário eletrônico. Os textos serão revisados pela Comissão Científica do evento, podendo ser sugeridas correções para sua publicação, bem como para a forma de apresentação. O resumo deve ser formatado em um único parágrafo, contendo, de forma sucinta, apresentação do tema, o objetivo do trabalho, a metodologia para chegar ao objetivo, os resultados e conclusões. Não devem ser incluídas figuras, tabelas e/ou fórmulas.

Palavras-chave: até cinco palavras que caracterizem o tema e área do trabalho

Agradecimentos: aos órgãos de fomento e Instituições

Fase de desenvolvimento do projeto: a ser indicado pelo professor

OBS: Para cada fase indicada, as informações abaixo deverão ser preenchidas:

- Pesquisa bibliográfica

- Metodologia e Métodos

- Resultados preliminares

- Resultados finais (quando houver)

- Conclusão

Caso o trabalho seja aceito no evento, os autores deverão encaminhar o Formulário de Direito Autoral, preenchido e assinado, através do site da IX Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos. Clique aqui para obter o formulário.

Todos os trabalhos aceitos ou aceitos com melhorias para apresentação deverão o Formulário de Direito Autoral preenchido e digitalizado, o link do Youtube do vídeo com funcionalidade de incorporação ativada, o banner em formato PDF e o comprovante de pagamento para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. segundo informações disponíveis no site. Clique aqui para obter o modelo do banner.

Os trabalhos de pesquisa desenvolvidos com humanos, seja para testes simples ou não, levantamento de dados e outros, devem atender a Legislação vigente Resolução CNS 466/2012 para esse tipo de pesquisa conforme Norma Operacional 001/2013 – CNS/MS.

 

Vídeos

Orientações gerais

O vídeo de apresentação é material obrigatório para a submissão de todos os projetos aprovados na IX Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos - UNICAMP, e o conteúdo apresentado pelos participantes integra sua avaliação.

São exigências para o aceite dos vídeos submetidos:

Gravar o vídeo com o dispositivo de captura (celular, tablet, câmera etc.) na posição horizontal (paisagem).

O tempo de gravação do vídeo deve ser de 3 a 7 minutos.

Os nomes de todos os participantes que desenvolveram o projeto (alunos, orientadores e, quando houver, coorientadores) devem ser apresentados, acompanhados ou não por imagem no vídeo.

A apresentação do projeto deve ser feita apenas pelos estudantes, sendo facultativa a participação de um ou mais integrantes do projeto.

O vídeo deverá ser submetido via YouTube, conforme tutorial que estará disponível em breve

Confira algumas dicas para produzir um vídeo com qualidade adequada à Mostra:

Limpe a lente da câmera.

Utilize algum objeto para estabilização de imagem, evitando que o vídeo fique tremido. Tripés são ideais, mas podem ser utilizados outros apoios para estabilização.

→ Se possível, use o temporizador do dispositivo de captura para dar início à gravação, evitando tremores no início e no final do vídeo.

Utilize a iluminação frontal. Aproveite a luz do dia, colocando o apresentador de frente para janelas, ou utilizando uma luminária direcionada para ele, para deixar o seu vídeo com um aspecto mais profissional. Evite iluminação contrária ao apresentador, pois pode escurecer a face da pessoa.

Mantenha o foco no assunto: se há uma pessoa apresentando, por exemplo, o foco nesse momento estará nela. Procure sempre manter o foco no assunto, para melhor entendimento do mesmo, aumentando a eficiência da mensagem que você quer passar.

Realize a gravação em lugar tranquilo, sem ruídos que possam atrapalhar a compreensão da fala dos participantes pelo espectador. Feche portas e janelas, desligue a TV, rádio, música, ventilador ou aparelho de ar-condicionado. Se for gravar ao ar livre, fique atento ao vento (que pode mudar de direção e intensidade a qualquer momento). Uma dica seria o uso de headset para reduzir ruídos do vento durante a gravação. Fique também atento para evitar barulhos do ambiente, como pessoas, obras, automóveis e animais.

Para melhorar a qualidade do áudio, você pode utilizar um microfone externo com corta-ruído.

Se for possível, coloque legendas no vídeo, ficando atento à sincronização e cor do texto, para que fique visível e bem legível.

 

Conteúdo

O vídeo deve conter:

Apresentação breve dos autores, incluindo o nome dos estudantes, orientadores, coorientadores (se for o caso), instituição de ensino/pesquisa e lugar de origem.

O objetivo do trabalho, sua relevância e justificativa.

Metodologia utilizada.

Resultados e Conclusão: dados já obtidos pelo projeto ou as perspectivas de obtenção. Espera-se que sejam apresentados resultados sempre que possível. Podem ser incluídas propostas de melhorias futuras para o projeto.

 

Taxa de inscrição

Taxa de inscrição: R$30,00 por trabalho aceito

Forma de Pagamento:

Depósito na Conta Corrente da APM do Cotuca

Banco - Santander

Agência - 0207

Conta Corrente - 13.010001.3

CNPJ APM - 513103810001-46

O pagamento deverá ser realizado somente após o aceite do trabalho - período de 24/08/2021 a 24/09/2021

O Comprovante de pagamento deverá ser enviado digitalizado para o e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. com título do trabalho e professor responsável.