IX Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos

A V Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos ocorreu em 24 de setembro de 2015.

Objetivo Geral

A Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos tem por objetivo despertar e incentivar vocações cientificas e tecnológicas aos alunos de cursos médio e técnicos, proporcionando meio de aprendizado, estímulo e troca de conhecimento, visando contribuir significativamente para o ensino técnico e o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

Objetivos Específicos

• Despertar e incentivar vocações cientificas e tecnológicas aos alunos de cursos médio e técnicos, auxiliando e incentivando o seguimento em carreiras técnicas e científicas;

• Incentivar os docentes de instituição de ensino técnico a realizarem trabalhos técnico-científicos como parte integrante do processo ensino-aprendizado, melhorando a qualidade do ensino técnico no País;

• Oferecer conhecimento em diversos níveis a comunidade em geral, através da participação no evento como ouvinte.

Público Alvo

O evento se destinou principalmente a estudantes de ensino médio/técnico bem como profissionais de áreas correlatas. Destaca-se também o envolvimento de empresários, docentes e pesquisadores diretamente ligados às áreas abordadas no evento, tornando possível a integração entre estes e os participantes. Dessa forma, a realização do evento permitiu o aprendizado e estímulo não somente aos alunos diretamente envolvidos, mas também da comunidade geral, atuando particularmente nas futuras gerações e assim contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

Formas de Apresentação e Categorias

Todos os trabalhos foram ser inscritos através de um docente orientador, que teve a opção de indicar a forma de apresentação: oral ou pôster.

• Alunos regularmente matriculados no ensino técnico submeteram trabalhos desenvolvidos individualmente ou em grupo, como parte das atividades dos respectivos cursos ou realizados de forma voluntária e extra-curricular.

• Os resultados foram apresentados sob a forma de pôster ou em sessões temáticas, na forma de apresentação oral, ou ainda na forma protótipo.

Categorias:

• Desenvolvimento de trabalho técnico - científico – nível ensino médio/técnico: presume o desenvolvimento de trabalhos com cunho técnico e/ou científico, caracterizado pelo uso da metodologia científica, resultados inéditos ou confirmação de resultados conhecidos, porém com um desenvolvimento realizado por alunos de ensino técnico/médio.

• Os projetos foram avaliados pela proposição (originalidade, desenvolvimento, funcionalidade, ineditismo, complexidade), desenvolvimento seguindo metodologia científica e apresentação dos resultados.

• Desenvolvimento de protótipo: presume o desenvolvimento efetivo de protótipos, cujas funções, forma de desenvolvimento e princípios deverão ser explicados. 

• Os projetos foram avaliados pela proposição (originalidade, funcionalidade, ineditismo, complexidade), descrição do desenvolvimento e resultados obtidos.

Regras e Processos para Avaliação e Premiações

Os trabalhos foram avaliados por uma Comissão Avaliadora composta por docentes, pesquisadores e profissionais: Os trabalhos foram avaliados dentro das categorias anteriormente listadas. A Comissão avaliou cada trabalho apresentado, atribuindo notas em relação aos critérios de cada categoria, avaliando também a apresentação dos alunos. A Comissão Científica selecionou então os três trabalhos com melhor nota em cada categoria, compondo diploma/certificado e divulgação.

Veja o caderno de trabalhos aqui

Premiação

A Comissão Organizadora da V Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos parabeniza todas as Escolas, Colégios, Institutos Federais, CEFET e ETEC que participaram do Evento em 24 de setembro de 2015.

A qualidade e mérito dos trabalhos apresentados foram apontadas por todos os profissionais que compuseram nossa Comissão Cientifica.

Agradecemos a todos os professores orientadores e coordenadores pela dedicação no desenvolvimento dos projetos e aos Diretores das Instituições pelo apoio e viabilização da vinda dos grupos ao Evento.

Por fim, agradecemos aos profissionais que compuseram nossa Comissão Cientifica e nossos parceiros patrocinadores.

Processos para Avaliação e Premiações

Os trabalhos foram avaliados pela Comissão Cientifica composta por docentes, pesquisadores e profissionais, em três momentos:

• Submissão dos resumos;

• Avaliação do trabalho completo e;

• Durante o evento.

- Os trabalhos foram avaliados dentro das formas de apresentação: oral, pôster ou protótipo. A Comissão avaliou cada trabalho apresentado, atribuindo notas em relação aos critérios de cada categoria, avaliando também a apresentação dos alunos.

A Comissão Científica selecionou os melhores trabalhos pontuados sendo premiados da seguinte forma:

- apresentação oral - três primeiros melhores trabalhos foram premiados e o seguinte, foi premiado com Menção Honrosa;

- apresentação pôster e protótipo – os três melhores em cada formato de apresentação foram premiados.

Em todas as formas de apresentação os autores receberam diploma/certificado.

Conheça os premiados da V Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos

Premiação Modalidade Oral

1º lugar – Ambiente Virtual de Aprendizagem sobre os Cuidados do Recém Nascido em Fototerapia
Autores: Margarete Consorti Bellan,  Andréia Cristina de Souza,  Giselle Ap. de Arruda Mello Martins,  Márcia Regina Vaz Rossetti,  Patrícia Gagliardo de Campos, Clara R Naomi Nakamura, Vanessa W Pierrotti,  Esther de Godoy D'Ávila, Lívia Gâmbaro, Gabriel Oliveira dos Santos, Jonas Martins Deusdará e Matheus Esteves Zanoto

2º lugar – Sistema de automação de fermentação alcoólica: ferramenta de ensino de ciências da natureza integrado a informática
Autores: Jefferson Sussumu de Aguiar Hachiya,  Leonardo Carmezini Marques,  Gilson Doi Junior,  Rafael Vinicius da Silva,  João Guilherme de Lima Zaninelli e Guilherme Nunes Guerra

3º lugar – Embalagem de dupla abertura para maior aproveitamento de resíduos em produtos viscosos
Autores: Francisco Barsalini, Letícia Mokarzel, Débora Paula Botaro,  Gabriel Marangoni Minicheli,  Fabiane de Moraes e  Vera Lucia de Matos Pires Gomes

Menção Honrosa - Apresentação Oral

TRACKERSILENT - SISTEMA DE RASTREAMENTO DE VEÍCULOS
Autores: Priscila Batista Martins,  Lucas Gabriel Brentan Leite,  Gabriel Souza dos Anjos e Tiago Carvalho da Silva

Premiação Modalidade Pôster

1º lugar – A mudança do COTUCA: reorganização do espaço geográfico e a economia urbana
Autores: Enzo Hissamura Scaravatti, Leonardo Blanco, Rosana Ferraz Oliveira, Victor Campanholi Balbi da Silva e André Buonani Pasti

2º lugar – Sistema de Gerenciamento de Informações Públicas
Autores: Héber Renato Fadel de Morais e Leonardo Martins Pinheiro

3º lugar – Tinta de baixo custo com pó de cascas de ovos
Autores: Brenda Lucia Ribeiro,  Bruna Mariana Morais de Oliveira e Cesar Tatari

Premiação Modalidade de Protótipo

1º lugar – hidmic: Testes básicos para o desenvolvimento de um Hidro- microgerador de energia elétrica de baixo custo
Autores: Ian Lucas Ramos de Carvalho Dos Santos Pinto, Pedro Rafael Ramos e Daniel Roberto Jung

2º lugar – Desenvolvimento e análise dos resultados obtidos entre dois modelos simplificados de Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC)
Autores: Henrique Bórges Toninatto e Urandi Gratão

3º lugar – Automação de Aquário Utilizando Arduino
Autores: CLEVERSON SPAKI, ANDERSON RENALDIN e Dailhane Grabowski Bassinello

Premiação Desafio MAHLE - Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos

1º lugar – Medição da Espessura da Bronzina antes e após teste de durabilidade
Autores: Ana Carolina, Guilherme Lobo de Sousa, Luzia Oliveira Fontanezi e Nelson Natal Paciulli Bryan

2º lugar – Automação da Metodologia para Medição de Espessura em Parede de Bronzinas
Autores: Matheus Silva Furlan, Caio Vinicius Castro dos Santos, Alexander Belém Rodrigues da Silva e Guilherme Bezzon

3º lugar – Desenvolvimento de uma Metodologia para Medição de Espessura em Parede de Bronzinas utilizando Detecção por Sensores Infravermelhos
Autores: Alex de Araujo Monteiro, Felipe Augusto Santos Pereira, Letícia Moreira Silva e Guilherme Bezzon