Todos os trabalhos devem ter sido desenvolvidos por alunos(as) do curso técnico de nível médio e inscritos através de um(a) docente orientador(a). Os trabalhos aceitos deverão ser apresentados em formato presencial por um aluno ou um grupo de alunos regularmente matriculados no ensino técnico.
Os trabalhos deverão ser inscritos em uma das seguintes categorias:
- Desenvolvimento de trabalho técnico-científico: trabalhos com cunho técnico e/ou científico, caracterizados pelo uso da metodologia científica, resultados inéditos, realizados por alunos de ensino técnico de nível médio. Esses trabalhos serão avaliados quanto a sua relevância na solução de problemas atuais, originalidade, embasamento teórico, contribuição científica e tecnológica, objetivos propostos, desenvolvimento seguindo metodologia científica e clareza na apresentação do trabalho.
- Desenvolvimento de protótipo: pressupõe o desenvolvimento efetivo de protótipos, cujas funções, forma de desenvolvimento e princípios deverão ser explicados na apresentação. Serão avaliados quanto a sua relevância na solução de problemas atuais, originalidade, embasamento teórico, contribuição científica e tecnológica, complexidade, objetivos propostos, descrição do desenvolvimento do protótipo e clareza na apresentação do protótipo.
As categorias citadas permitem o envio de trabalhos em diferentes áreas do conhecimento (“Ciências humanas e artes”, “Ciências biológicas e saúde”, e “Ciências exatas e tecnológicas”), de forma a incentivar o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e multidisciplinares, incluindo alunos de diferentes cursos técnicos. Temáticas importantes para a atualidade serão incentivadas, como: a) história e cultura afro-brasileira, africana e indígena; b) protagonismo de meninas e mulheres, jovens negras e negros, indígenas, quilombolas, idosos, pessoas com deficiência e pessoas LGBTQIAPN+; c) práticas de antirracismo, anticapacitismo, antietarismo e o combate à violência; d) ações colaborativas articuladas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda de 2030.
Em todos os casos, os trabalhos deverão ter sido realizados exclusivamente por alunos do ensino técnico de nível médio, com a orientação de um(a) docente orientador(a). O(A) docente será o(a) responsável pelos projetos. Entretanto, os alunos devem estar preparados para expor e discutir os trabalhos, sendo esse, inclusive, um dos requisitos avaliados durante o evento. Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do evento.
Os trabalhos inscritos e aceitos na categoria Desenvolvimento de trabalho técnico-científico e na categoria Desenvolvimento de protótipo deverão apresentar um banner conforme instruções disponibilizadas em Instruções aos Autores.
Premiações: Os trabalhos serão avaliados por pares e premiados por área do conhecimento (“Ciências humanas e artes”, “Ciências biológicas e saúde”, e “Ciências exatas e tecnológicas”). Os melhores trabalhos inseridos nas temáticas a, b, c e d também serão premiados. Além disso, as escolas técnicas com o maior número de participantes e de trabalhos enviados serão reconhecidas e premiadas por favorecerem a popularização da ciência e incentivarem o desenvolvimento científico tecnológico e de inovação de alunos e professores do Ensino Técnico.